Seis brasileiros lutam nas próximas três edições do Contender Series; conheça

Por Lucas Rodrigues

Nos dias 4, 10 e 17 de novembro acontecem as próximas três edições do Contender Series, programa liderado pelo chefão Dana White que busca novos talentos para o UFC. Ao todo, seis brasileiros estarão na disputa por contratos. São eles:

Bruno Oliveira (8-1) – 4 de novembro

Representante da American Top Team, o peso meio-pesado (até 93kg) Bruno Oliveira é profissional desde 2011 e soma oito vitórias em nove lutas. Dono de mãos pesadas, o lutador levou seus oponentes à lona em seis ocasiões. Vivendo grande fase, o paulista de 36 anos chega para o Contender Series embalado por três triunfos consecutivos. Em sua última performance, válida pelo Titan FC 55, em junho de 2019, Oliveira nocauteou o experiente Jared Gooden (17-4), hoje atleta do UFC.
Seu oponente será o neozelandês Carlos Ulberg (2-0). Parceiro de treinos de Israel Adesanya, Dan Hooker e Brad Riddell, Carlos possui um cartel modesto, com apenas duas lutas e duas vitórias. Mas, apesar da pouca experiência, o atleta tem sim suas qualidades e, com toda certeza, a boa fase de sua equipe, City Kickboxing, também pesou na decisão do Ultimate escalá-lo para o card.


Luana Pinheiro (7-1) – 10 de novembro

A paraibana Luana Pinheiro é um dos principais nomes da sua divisão (até 52kg) fora do UFC. Faixa preta de judô, a lutadora vem de três grandes vitórias no Brave e não sabe o que é perder desde 2017. Como todos sabemos, apenas a vitória não é o bastante no Contender Series. Para conseguir o contrato com o Ultimate, é necessário vencer e convencer. E se levarmos em conta o retrospecto de Luana, a atleta possui boas chances de alcançar este objetivo, afinal, das suas sete vitórias no MMA, seis foram no primeiro round. Agressividade e objetividade, justamente o que Dana busca nos participantes do programa.
Luana enfrentará Stephanie Frausto (8-6), que vem de três vitórias consecutivas. Apesar do bom momento vivido, a americana possui cartel irregular e costuma oscilar entre as suas apresentações. Stephanie é irmã de Zoila Frausto, primeira campeã peso-palha da história do Bellator.


Nikolas Motta (11-2) – 10 de novembro

Campeão peso-leve (até 70kg) do Cage Fury, Nikolas “Iron” Motta vive seu melhor momento na carreira e chega como um dos grandes favoritos para garantir um contrato com o UFC. Participante TUF Brasil 4, o mineiro de Governador Valadares chega para o Contender Series ostentando uma sequência de quatro grandes vitórias, sendo a mais notável delas, sobre Joe Solecki (10-2), hoje no UFC. Trazendo um estilo de luta empolgante, Motta vem evoluindo exponencialmente a cada combate, mostrando-se seguro em todas as áreas.
Seu oponente, Joseph Lowry (9-1), também vem de vitória no Cage Fury, em agosto deste ano, sobre Piankhi Zimmerman (5-4). Agressivo e preciso na trocação, o americano soma cinco vitórias por nocaute. Esta será a segunda tentativa de Lowry no Contender Series. Em 2018, na primeira oportunidade, o lutador de New Jersey foi nocauteado ainda no primeiro round por Devonte Smith (10-2).

Mario Sousa (11-1) – 10 de novembro

Com onze triunfos e apenas um revés na carreira, o curitibano Mario Sousa fará a luta principal da 9ª semana do Contender Series. Campeão até 84kg do Max Fight, um dos maiores eventos de MMA do país, Mario é indiscutivelmente um dos melhores atletas do Brasil em sua divisão de peso. Nenhuma das vitórias de “Coração Valente”, como é conhecido, precisaram ir para as mãos dos juízes. Dono de mãos potentes e um chão de bom nível, o jovem representante da equipe Cães do Ringue soma sete nocautes e quatro finalizações.
Para garantir um contrato com o Ultimate, Mario precisará impôr a primeira derrota na carreira do até então invicto Mariusz Ksiazkiewicz (8-0). Faixa preta de Jiu-Jitsu, o polonês residente no Canadá possui um chão afiadíssimo. Dono de um mata-leão bastante justo, o atleta de 31 anos possui seis vitórias por finalização, sendo todas elas com este golpe. No seu último combate, em novembro do ano passado, Ksiazkiewicz derrotou o também brasileiro Guilherme “Carcaça” (18-9).


Glorinha de Paula (4-2) – 17 de novembro

Representante da Chute Boxe Diego Lima, Glorinha traz o DNA da equipe consigo. Sempre fazendo uso do seu Muay Thai de excelente nível, aplicando boas combinações e mantendo um bom controle de distância, a atleta de Campinas veio conquistando seu espaço no cenário peso-palha (até 52kg). Em seu último combate, Glorinha de Paula teve uma atuação de gala, nocauteando e tirando a invencibilidade de Rafaela Rodrigues (3-1), no SFT MMA 16, em setembro do ano passado. Esta foi a quarta vitória de Glorinha no MMA, sendo a terceira por nocaute.
Adversária da brasileira, a americana Pauline Macias (4-0) está invicta no MMA. Advinda do judô, modalidade onde coleciona alguns títulos, Macias possui um vasto arsenal de quedas e bom controle de posições. Amiga de infância e ex-parceira de treinos de Ronda Rousey, Pauline provavelmente fará uso da sua expertise na luta agarrada para neutralizar o jogo de Glorinha. Um clássico confronto de estilos.


Matheus Buffa (14-6) – 17 de novembro

Com dez nocautes na carreira, Matheus Buffa chega ao Contender Series após conquistar o cinturão meio-pesado (até 93kg) do Future MMA. Representante da CM System, liderada por Cristiano Marcello, Buffa é profissional desde 2012 e já enfrentou alguns dos principais nomes do cenário nacional em sua divisão. O paranaense de 27 anos que já chegou a ser sparring de Alexander Gustafsson na Suécia, durante seu camp para o UFC Estocolmo em 2019, é o favorito no duelo contra o invicto Nick Maximov.
Com cinco vitórias em cinco lutas, Maximov ainda não deixou nenhum de seus combates ir para as mãos dos juízes. Pupilo de Nick Diaz, o jovem de 22 anos possui um grappling efetivo e um triângulo justíssimo. Em sua última performance, Maximov venceu Johnny James Jr. (1-2) por finalização no LFA 91, em setembro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s